Feira de Santana recebe 2 mil doses da vacina pentavalente

Duas mil doses da vacina pentavalente, que se encontram em desabastecimento nacional, foram recebidas pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, na última quinta-feira, 07. O quantitativo representa 70% do fornecimento de rotina.

As doses se encontram disponíveis nas 12 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e sendo distribuídas de forma gradativa para as 20 Unidades de Saúde da Família (USF) dos distritos a partir desta segunda-feira, 11.

Neste primeiro momento, aqueles que precisam atualizar a caderneta vacinal da criança devem se dirigir a uma dessas UBS ou USF, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h e as salas de vacina das 8h às 16h30.

Os locais foram definidos a partir de uma estratégia elaborada pela Secretaria de Saúde para atender a demanda diante da redução e desabastecimento do fornecimento da vacina.

De acordo com a supervisora da Vigilância Epidemiológica, Neuza Santos, até o momento não há previsão para recebimento de novas doses. “Entramos em contato com o Núcleo Regional Centro Leste, que nos fornece as vacinas, e nos informou que também não tem essa informação”, afirma.

A falta da vacina em diversas regiões do país foi motivada por um desabastecimento nacional, após reprovação do controle de qualidade por parte da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), impedindo assim a distribuição dos lotes por parte do Ministério da Saúde.

O prefeito Colbert Martins Filho, médico por formação, explica que a pentavalente protege contra tétano, difteria, coqueluche, hepatite B e doenças causadas por Haemophilus influenza tipo b. “O imunizante deve ser aplicado aos dois, quatro e seis meses de vida. Neste sentido a Prefeitura trabalha na logística para garantir que a vacina chegue a toda a população”.

Confira quais unidades de saúde estão abastecidas ou sendo abastecidas com a vacina pentavalente:

UBS: Baraúnas, Caseb I, Caseb II, Cassa, CSU, Dispensário Santana, Irmã Dulce, Jardim Cruzeiro, Mangabeira, Subaé, Rua Nova e Serraria Brasil.

USF distritos: Alto do Rosário, Bonfim de Feira, Fulô, Galhardo, Humildes I, Humildes II, Ipuaçu, Jaguara, Jaíba, Genipapo, Limoeiro, Mantiba, Matinha, Pé de Serra, Rosário, São Cristóvão, São José, Tanquinho de Humildes, Terra Dura e Tiquaruçu.

As informações são da Secretaria Municipal de Comunicação