Neoenergia Coelba dá dicas de como se proteger de golpes virtuais associados a conta de luz

Conheça as principais estratégias e saiba como se defender dos cibercriminosos

Foto: Ilustração

A crescente oferta de serviços por canais digitais tem facilitado a vida de consumidores de diversos segmentos. No entanto, o uso da tecnologia que proporciona conforto e comodidade requer bastante atenção e cuidados constantes dos usuários.

A Neoenergia Coelba preparou uma série de dicas para ajudar os clientes a conhecerem e se protegerem de eventuais tentativas de golpes virtuais. Confira:

A distribuidora não envia mensagens nas redes sociais solicitando informações pessoais e financeiras dos seus clientes.

Caso desconfie de alguma mensagem, acesse diretamente o site ou entre em contato por meio dos canais de relacionamento.

​Nunca clique em um link ou abra um anexo em uma mensagem que solicite informações confidenciais ou pagamentos. Provavelmente é uma tentativa de phishing (uma forma de fraude na internet, onde um hacker tenta fingir ser uma pessoa ou organização legítima com intuito de roubar informações).

​Confira sempre os dados do perfil ou endereço de e-mail que enviou a mensagem, pois eles podem ser bastante similares ao original, mas sempre com modificações sutis, que podem identificar a fraude.

​A Neoenergia Coelba envia mensagens de SMS com caráter meramente informativo sobre serviços ou pendências comerciais. Desconfie desse tipo de mensagem acompanhada de link.

​Antes de concluir o pagamento de um boleto, confira se o nome da distribuidora está como destinatária do pagamento. Os golpistas podem alterar o código de barras, mas o nome do beneficiário, no caso de golpes, é de pessoa física.

As distribuidoras não enviam mensagens proativas através do WhatsApp. Caso receba alguma solicitação das concessionárias através deste canal, desconfie. O WhatsApp da empresa possui um selo de verificação embaixo do nome salvo e o único número disponibilizado para o atendimento aos clientes é (71) 3370-6350.

Nunca abra qualquer conteúdo, seja ele um link ou um arquivo anexo em uma mensagem suspeita nas redes sociais ou e-mail. Uma boa dica é não usar as mesmas senhas para o seu banco e outros sites e sempre ficar atenta na hora de clicar em algum link recebido por qualquer meio de comunicação (e-mail ou rede social).

Para concluir, o cliente pode clicar aqui para conferir as informações das empresas parceiras da distribuidora no processo de recuperação de crédito.

 

Sobre a Neoenergia Coelba – A Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia, empresa da Neoenergia, é a terceira maior distribuidora de energia elétrica do país em número de clientes e a sexta em volume de energia fornecida, sendo a maior do Norte-Nordeste. Presente em 415 dos 417 municípios baianos, a Neoenergia Coelba tem uma área de concessão de 563 mil quilômetros quadrados, com mais de 6 milhões de clientes (mais de 15 milhões de habitantes).