Ações para diagnóstico do câncer de cabeça e pescoço neste sábado (30)

O evento é gratuito e aberto ao público, ofertado no canteiro central da avenida Getúlio Vargas

Foto: Luis Troina (Arquivo)

Para alertar a população sobre o câncer de cabeça e pescoço, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) do Hospital Dom Pedro de Alcântara, realiza no próximo sábado, 30, uma ação educativa para a prevenção e reconhecimento dos sintomas da doença, além de ofertar atendimento gratuito às pessoas que tenham algum sintoma e precise de uma avaliação especializada.

A atividade vai acontecer no canteiro central da avenida Getúlio Vargas, próximo ao cruzamento com a rua Barão do Rio Branco, das 8h ao meio-dia, com atendimento multidisciplinar de médicos, psicólogos, cirurgiões-dentistas, enfermeiros e técnicos de enfermagem, além de alunos de graduação dessas áreas da saúde. Para participar é obrigatório o uso de máscara.

O médico Tércio Guimarães Reis, cirurgião de cabeça e pescoço, destaca que este mês é dedicado à campanha Julho Verde, organizada pela Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço. Esta doença caracteriza-se pelo aparecimento de tumores na região das vias aéreo-digestivas, como amigdalas, boca, bochechas, faringe, gengivas, laringe, língua e seios paranasais.

O tabagismo é um fator de risco significativo para o câncer de cabeça e pescoço. Esse tipo de câncer engloba tumores que podem aparecer na boca, nos seios paranasais, no nariz ou na garganta e incluem ferida ou nódulo que não cicatriza, dor de garganta persistente, dificuldade para engolir e mudanças na voz.

O evento tem a parceria ainda do Núcleo de Pesquisa em Câncer de Cabeça e Pescoço, da Escola de Auxiliares e Técnicos de Enfermagem de Feira de Santana e do núcleo de Câncer Oral da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

As informações são da Secom.