Boato: Feira não possui nenhum caso suspeito de varíola dos macacos em investigação, diz secretária

A secretária interina de saúde, Fernando Botto, afirmou que o município não tem nenhum caso registrado

Foto: Shutterstock

É boato que Feira de Santana já possui casos suspeitos de varíola dos macacos (Monkeypox) em investigação. A secretária interina de saúde, Fernanda Botto, afirmou que o município não tem nenhum caso registrado, e garantiu que a Secretaria Municipal de Saúde está preparada para sua chegada.

Fernando pediu conscientização da população e informou que os mesmos cuidados para a Covid-19 devem ser tomados contra a varíola dos macacos.

Segundo a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), os primeiros casos de Monkeypox em residentes do interior baiano foram confirmados no último sábado, 30 de julho. São dois registros de moradores de Santo Antônio de Jesus e um do município de Ilhéus. Além destes casos, foram confirmados mais dois em Salvador. Com isso a Bahia totaliza doze confirmações da doença, sendo nove de Salvador, dois de Santo Antônio de Jesus e um de Ilhéus. Outros 50 casos suspeitos estão sendo investigados.

O que é Monkeypox?

Monkeypox é uma zoonose viral, do gênero Orthopoxvirus, da família Poxviridae, que se assemelha à varíola humana, erradicada em 1980. A doença cursa com febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, adenomegalia, calafrios e exaustão. A infecção é autolimitada com sintomas que duram de 2 a 4 semanas, podendo ser dividida em dois períodos: invasão, que dura entre 0 e 5 dias, com febre, cefaleia, mialgia, dor das costas e astenia intensa. A erupção cutânea começa entre 1 e 3 dias após o aparecimento da febre e tem características clínicas semelhantes com varicela ou sífilis, com diferença na evolução uniforme das lesões.