Confirmados três novos casos de varíola dos macacos na Bahia

Bahia tem notificados 90 suspeitos.

Foto: OMS/Nigeria Center for Disease Control

Três novos casos de Monkeypox foram confirmados na Bahia nesta sexta-feira (5). Dois registros são de indivíduos residentes em Salvador e o outro de um morador de Cairu. Com estas confirmações, a Bahia totaliza 16 casos da doença, sendo 12 em Salvador, 02 em Santo Antônio de Jesus, 01 em Cairu e 01 em Ilhéus. Além dos confirmados, a Bahia tem notificados 90 suspeitos.

O boletim completo com os municípios em que os casos foram notificados está disponível em http://www.saude.ba.gov.br/boletinsmonkeypox

O que é Monkeypox?

Monkeypox é uma zoonose viral, do gênero Orthopoxvirus, da família Poxviridae, que se assemelha à varíola humana, erradicada em 1980. A doença cursa com febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, adenomegalia, calafrios e exaustão.

A infecção é autolimitada com sintomas que duram de 2 a 4 semanas, podendo ser dividida em dois períodos: invasão, que dura entre 0 e 5 dias, com febre, cefaleia, mialgia, dor das costas e astenia intensa.

A erupção cutânea começa entre 1 e 3 dias após o aparecimento da febre e tem características clínicas semelhantes com varicela ou sífilis, com diferença na evolução uniforme das lesões.

As informações são da Sesab.