Prefeitura fala sobre os quatro casos suspeitos da varíola dos macacos em Feira de Santana

Governo Municipal diz que o controle e a investigação dos casos são prioridade para a Secretaria Municipal de Saúde.

Foto: CDC/BRIAN W.J. MAHY

Feira de Santana possui quatro casos suspeitos da varíola dos macacos, também conhecida como Monkeypox – quatro aguardam resultado do exame e um deu negativo. O controle e a investigação dos casos são prioridade para a Secretaria Municipal de Saúde. A pasta segue todas as recomendações do Ministério da Saúde como o monitoramento da situação epidemiológica no município.

Os profissionais que atuam em policlínicas, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Unidades de Saúde da Família vinculadas ao Programa Saúde na Hora, que são unidades referência para o acompanhamento dos casos, foram treinados sobre os cuidados com o paciente com suspeita da doença e quanto a coleta de amostra.

“A recomendação para as pessoas com suspeita é que entre imediatamente em isolamento até a confirmação ou não da doença. O exame para diagnóstico é realizado pelo laboratório e tem resultado em aproximadamente 15 dias”, explica a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Carlita Correia.
Entre os principais sintomas da varíola dos macacos – doença causada por um vírus – estão a febre, forte e intensa, náuseas, exaustão, cansaço e o aparecimento de gânglios, que podem acontecer tanto na região do pescoço, na região axilar, como na região perigenital, além de feridas ou lesões no corpo.

A transmissão é feita através do contato direto pele a pele, ou compartilhando objetos pessoais de pacientes que possam estar infectados.

“Esses sintomas podem ser confundidos com outras doenças e podem durar entre duas e quatro semanas. Por isso, é de suma importância que a população fique atenta à persistência desses sinais e evite contato direto com pessoas que possam estar contaminadas”, orienta a coordenadora.

As informações são da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom).