Uso de máscara será obrigatório em Feira para ajudar a frear transmissão da varíola dos macacos

Portaria será baixada nesta sexta-feira (12). Primeiro caso foi confirmado.

Foto: Reprodução

O primeiro caso da varíola dos macacos (Monkeypox) em Feira de Santana foi confirmado na quarta-feira (10). O paciente é um homem, de 29 anos, residente do município. Ele foi até uma unidade de saúde para fazer um outro exame e houve a suspeita. Foi feito o teste e deu positivo.

Na manhã desta quinta (11), a Prefeitura de Feira realizou uma coletiva de imprensa para anunciar as orientações de combate e prevenção à doença no município.

O prefeito Colbert Martins informou que a utilização de máscaras voltará a ser obrigatório, desta vez, para evitar a transmissão da varíola dos macacos. Uma portaria será baixada ainda nesta sexta-feira (12).

O que é Monkeypox? – É uma zoonose viral, do gênero Orthopoxvirus, da família Poxviridae, que se assemelha à varíola humana, erradicada em 1980. A doença cursa com febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, adenomegalia, calafrios e exaustão. A infecção é autolimitada com sintomas que duram de 2 a 4 semanas, podendo ser dividida em dois períodos: invasão, que dura entre 0 e 5 dias, com febre, cefaleia, mialgia, dor das costas e astenia intensa. A erupção cutânea começa entre 1 e 3 dias após o aparecimento da febre e tem características clínicas semelhantes com varicela ou sífilis, com diferença na evolução uniforme das lesões.