Aluno que comentou publicação racista em rede social é afastado de faculdade; autora foi expulsa

Afastamento do aluno foi decretado e situação é analisada em processo administrativo disciplinar interno.

Foto: Divulgação/Unifan

Depois de uma estudante do 7º semestre do curso de Direito do Centro Universitário Nobre (Unifan) ter sido expulsa da instituição por ter feito uma publicação racista no Twitter, o estudante que comentou e riu do post foi afastado da faculdade.

No dia 14 de setembro deste ano, a estudante publicou a frase: “odeio lula pq ele inventou o fies e colocou um monte de desgraça na minha faculdade”. Um outro aluno respondeu: “kkkkkk um monte ** *****”, e ela rebateu com o seguinte questionamento: “pobre ou preto?”.

A publicação foi interpretada como uma mensagem racista. O uso dos asteriscos é uma forma bastante utilizada na internet para falar o que pensa sem deixar tão claro.

Segundo a faculdade, o afastamento do aluno foi decretado e a situação dele é analisada em um processo administrativo disciplinar interno. A expulsão dele após a avaliação da instituição não está descartada.

O anúncio da expulsão da autora da postagem racista foi feito para centenas de alunos da instituição após protestos em frente à faculdade na última terça-feira (20).

A Unifan publicou a seguinte nota: “O Centro Universitário Nobre vem, por meio desta, informar que repudia toda forma de preconceito e violência contra o próximo, sendo que, nesta terça-feira, tomou conhecimento de postagens realizadas por um de nossos discentes, em sua rede social, que não condizem com os valores e políticas de nossa Instituição. Deste modo, esclarecemos que o caso será apurado para que sejam tomadas as medidas administrativas e legais cabíveis”.

A Ordem dos Advogados da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Bahia (OAB-BA) informou que a estudante pode responder pelo crime de racismo ou injúria racial, mas depende de como o Ministério Público da Bahia (MP-BA) vai oferecer a denúncia contra ela.