Mercado de trabalho: saiba como se preparar para concorrer às vagas temporárias

As chamadas ‘vagas temporárias’ nos setores de comércio e serviços se multiplicam nesse período e podem se tornar chances de um trabalho fixo

Foto: Reprodução

O final do ano pode ser o melhor momento do ano para oportunidades de acesso ao mercado de trabalho. As chamadas ‘vagas temporárias’ nos setores de comércio e serviços se multiplicam nesse período e podem se tornar chances de um trabalho fixo. Para isso, o preparo do candidato antes de concorrer a uma vaga é fundamental e o currículo é a porta de entrada na empresa que está contratando.

O economista Gilberto Flores, gerente comercial na Estácio, afirma que o documento precisa de uma atenção especial. “Precisa ser redigido de forma clara, organizado, sem erros de português e com concordância nas frases. Fazer uma excelente apresentação da sua vivência profissional, apresentando as empresas na qual pertenceu, funções exercidas e tempo de casa”, explica.

Outro item que não pode ficar de fora, de acordo com o especialista, são as capacitações. “Como os recrutadores dispõem de pouco tempo para analisar centenas de candidatos à vaga, dessa forma é possível conseguir de forma rápida identificar as qualidades do profissional que está buscando”, completa.

Para a professora de Administração da Estácio, Janaína Ribeiro, conhecer melhor a empresa e suas políticas de funcionamento é também outro ponto que precisa ser observado. “Em alguns casos o candidato não é selecionado porque não sabe quais as reais atividades que a empresa desenvolve e sua função no mercado”, observa.

Para se preparar melhor para uma seleção e entrevista, a professora dá 5 dicas:

– Acessar o site ou Instagram da empresa (conheça o histórico, a missão, a visão, os valores);

– Estruturar o currículo, conforme o objetivo da vaga, ou seja, descrever de forma coerente quais atividades já desenvolveu de forma que “converse” diretamente com o cargo/função em oferta (se não tiver experiência, cite outras situações que agregam valor, como trabalhos voluntários, vendas indiretas, trabalhos informais);

– Cuide da imagem pessoal. Uma vestimenta adequada, maquiagens leves, barba e unhas feitas fazem toda a diferença no momento do contato com a empresa;

– Tenha cuidado e coerência nas mídias sociais. Se está buscando a inserção no mercado de trabalho, com certeza seu perfil social será analisado. “Então não diga, por exemplo, que não bebe, se já postou uma foto com copo de cerveja. Pequenos detalhes fazem toda a diferença no momento de ser selecionado”, ressalta.

– Por último, e não menos importante: Seja você mesmo. “O mercado de trabalho busca pessoas autênticas, mesmo que seja para somar em um curto período de tempo, que é o caso das vagas temporárias”, conclui a professora.

ATUALIZAÇÃO – Gilberto Flores aproveita para relembrar aos que estão em busca de uma nova ocupação, que a preparação constante também é fundamental para o crescimento profissional. “Vivemos em um mundo com negócios se transformando quase que diariamente e os profissionais precisam acompanhar essa tendência. Nesse último trimestre do ano são abertas inúmeras vagas de trabalho temporário e somente as pessoas com melhores qualificações devem ocupar esses cargos”, ressaltou.

Além dos cursos curtos, uma oportunidade promissora tem sido os cursos de graduação com tempo de duração menor, e que podem ser cursados à distância. “Hoje, a Estácio oferece diversos cursos de graduação e muitos deles com prazo de dois anos de formação. Dessa forma, o profissional tem acesso a uma qualificação importante para o seu currículo”, completa.