Desfile e shows musicais encerram celebração bicentenária do Reisado de Tiquaruçu

Um grupo acompanhado por moradores e visitantes seguiram em desfile em direção à praça de São Vicente. O ato procura rememorar a jornada dos reis Magos

Foto: Izinaldo Barreto

Uma missa celebrada na igreja de São Vicente, distrito de Tiquaruçu, encerrou a parte religiosa da Festa de Reis neste domingo (8). Na sequência, um grupo acompanhado por moradores e visitantes seguiram em desfile em direção à praça de São Vicente. O ato procura rememorar a jornada dos reis Magos.

Nas apresentações culturais do desfile do cortejo ainda a participação do violão, sanfona, pandeiro e taco-taco.

Acompanhando a folia, Anísio Bispo, 80 anos, conta que entrou no grupo influenciado pelos pais e é o pandeirista da turma. Hoje os filhos e netos também celebram a festa. “A tradição dos mais velhos temos que manter até o fim da vida. Enquanto minhas mãos puderem bater o pandeiro eu continuo”, declarou.

A tradição também é respeitada por Rosalina da Silva Costa, 90 anos. “Acompanho a festa desde menina. Comecei na roça chegando de surpresa na casa dos parentes cantando reis”, lembra.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Jairo Carneiro, observa que o Reisado de São Vicente “mantém traços culturais da região que não podem ser perdidos, por valorizarem a história local”.

No palco, quatro atrações musicais animaram o público. Asa Filho, um dos artistas que se apresentaram no palco montado pela Prefeitura de Feira e um dos organizadores do evento, considera que é uma satisfação promover a festividade.

“O reisado predomina entre os mais idosos e lamentavelmente perdemos algumas pessoas que morreram por velhice. Desta forma, para manter a tradição viva, cultivamos a festividade entre os jovens. É um legado dos antepassados que não pode deixar de existir. Foi criado por pessoas que tinham responsabilidade com a religiosidade e com a diversão. É uma festa que precisa ser respeitada”, destacou Asa Filho.

As informações são da Secom