‘Absurdo’: Samu chega com paciente na Policlínica de Humildes e encontra unidade fechada com funcionários dormindo

Policlínicas devem funcionar 24 horas por dia, sete dias por semana, e podem resolver grande parte das urgências e emergências.

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) tentou deixar um paciente na Policlínica de Humildes, distrito de Feira de Santana, na madrugada desta segunda-feira (23), mas encontrou a unidade de saúde fechada e os funcionários de plantão dormindo. Policlínicas devem funcionar 24 horas por dia, sete dias por semana, e podem resolver grande parte das urgências e emergências.

O caso aconteceu por volta das 2h18. Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento em que uma equipe do Samu chega na policlínica com um paciente. O condutor da ambulância bate no portão, que estava trancado com cadeado, mas ninguém atende. Até a sirene do veículo foi ligada, mas nenhum funcionário acordou.

Após diversas tentativas de acordá-los, o condutor da ambulância foi embora e procurou outra policlínica para prestar atendimento ao paciente. Na madrugada de domingo (22), estavam de plantão:

01 recepcionista;
01 vigilante;
01 médico;
01 enfermeiro;
02 técnicos de enfermagem;
01 higienizador.

Os moradores do distrito consideraram o fato um absurdo. A coordenadora de enfermagem da policlínica, Israeli Amaral, passou o caso para a Secretaria Municipal de Saúde (SMS).