Pessoas gripadas após o Carnaval devem fazer o teste de Covid-19, orienta Secretaria de Saúde

O exame pode ser feito de forma gratuita em qualquer unidade da atenção básica, policlínicas municipais ou Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

Foto: ACM

Para quem curtiu a folia do Carnaval e retornou a Feira de Santana apresentando sintomas gripais, a Secretaria Municipal de Saúde orienta a realização do teste diagnóstico para COVID-19. O exame pode ser feito de forma gratuita em qualquer unidade da atenção básica, policlínicas municipais ou Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Carlita Correia, destaca que, por conta da vacinação, a maioria das pessoas infectadas vem apresentando sintomas leves que podem ser confundidos com gripe ou resfriado.

“Com a adesão da vacina e a suavidade dos sintomas, percebemos um relaxamento por parte da população. Ao notar os sinais, é importante ir até uma unidade de saúde para fazer o teste e descartar a possibilidade de ser COVID, além de podermos identificar quais os vírus respiratórios estão circulando na cidade”, ressaltou.
As pessoas com sintomas gripais podem fazer o teste de antígeno para diagnóstico da doença de segunda a sexta-feira em todas as Unidades de Saúde da Família (USFs) e Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O atendimento é por ordem de chegada.

Nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e policlínicas municipais são feitos o exame RT-PCR e o teste de antígeno. O serviço é disponibilizado gratuitamente todos os dias das 7h às 19h.