Vice-presidente da Comissão de Saúde da Alba cobra soluções para fila da Regulação

"Essa pauta da regulação é inadiável, pois a situação é grave", comentou durante o encontro do colegiado

Foto: Cristiana Oliveira

O vice-presidente da Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), o deputado estadual José de Arimateia (Republicanos), propôs uma visita dos integrantes do colegiado à nova gestora da Secretaria de Saúde do Estado, Roberta Santana. Durante a reunião, o parlamentar iniciou um debate sobre a Central Estadual de Regulação.

“Essa pauta da regulação é inadiável, pois a situação é grave. Meu celular está cheio de pedidos de pacientes precisando de regulação […] as pessoas estão morrendo na fila da regulação. Estamos querendo encontrar uma forma de resolver esta questão”, pontuou.

O encontro do colegiado aconteceu na terça-feira (7), na oportunidade, o deputado afirmou que “a situação está se equiparando a Covid no número de mortes, o que mostra que a saúde não é prioridade para o Governo.” Para ele, a secretária não pode mais adiar a questão.

Como funciona – A Regulação de pacientes é uma ferramenta onde, por exemplo, um paciente do município de Barreiras, oeste da Bahia, tem o mesmo direito a ser internado no Hospital Geral do Estado, localizado na capital Salvador, do que um paciente que está na emergência do hospital. A decisão de internação será pautada na gravidade do caso e não pela proximidade.

As informações são do bahia.ba