Complexo Viário Miraldo Gomes é liberado para tráfego de veículos após recuperação total

O cronograma previa a conclusão da obra para abril

Foto: ACM

O Complexo Viário Miraldo Gomes, no bairro Cidade Nova, está liberado para o tráfego de veículos. Na manhã desta segunda-feira (20), o prefeito Colbert Filho entregou esse importante equipamento de mobilidade, que interliga as regiões Norte e Nordeste do país, após a recuperação total. Foram investidos cerca de R$ 4 milhões.

O viaduto do Complexo Viário foi atingido por três colisões de veículos pesados no ano passado. Os acidentes comprometeram a estrutura do equipamento, que foi interditado após a última colisão, no mês de novembro. Nesse período, a Prefeitura implantou vias alternativas para garantir a passagem de veículos e reduzir os impactos com engarrafamentos na área.

Agora, a intenção do município é manter a via lateral para veículos de cargas especiais. Contudo, depende da autorização do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) e da PRF (Polícia Rodoviária Federal).

Por questões de segurança, foram instalados dois pórticos, um na rotatória e outro na via paralela à trincheira e ao viaduto superior. A altura é de 5,5 metros (o viaduto tem altura superior), respeitando as normas rodoviárias.

O superintendente de Operações e Manutenção, João Vianey, afirma que os serviços foram antecipados. O cronograma previa a conclusão da obra para abril.

“Tivemos uma demora considerável para iniciar os serviços devido à falta de orçamento. Depois que começamos, conseguimos agilizar a obra e entregar o viaduto antes do final de março”.

Foi necessário demolir parte da estrutura danificada, recompor vigas, instalar nova pré-laje e laje, implantar novo pavimento asfáltico tanto no trecho superior quanto no inferior, além de instalar os dois pórticos metálicos e nova pintura de sinalização.

O prefeito Colbert Filho ressaltou que a empresa responsável pelo dano na estrutura do Complexo Viário terá que arcar com os prejuízos. A empresa foi notificada e os responsáveis se colocaram à disposição. “Vamos aplicar esse valor em outras obras importantes para Feira de Santana”.

Acompanharam o ato o superintendente municipal de Trânsito, Cleudson Almeida, e o vereador Luiz Augusto de Jesus, o Lulinha.

As informações são da Secom