Com equipe especializada e modernos equipamentos, Colbert inaugura em Feira o maior espaço de educação inclusiva da América Latina

O acompanhamento é exclusivo para os estudantes que estão matriculados e frequentando as escolas municipais

Foto: ACM

A Educação pública municipal de Feira de Santana recebeu oficialmente, na tarde desta quinta-feira (30), o Centro Municipal Integrado de Educação Inclusiva Colbert Martins da Silva e o novo Ginásio de Esportes Péricles Valadares. O ato foi presidido pelo prefeito Colbert Filho ao lado do vice-prefeito, Fernando de Fabinho, e da secretária de Educação, Anaci Paim.

“Esse é mais um passo importante para a nossa cidade. O antigo prédio do FTC, que estava degradado, agora passa a ser dedicado à educação inclusiva para atender crianças especiais”, enfatizou o gestor municipal. Serão prestados 1.800 atendimentos mensais.

Foto: ACM

O acompanhamento é exclusivo para os estudantes que estão matriculados e frequentando as escolas municipais. Os principais atendimentos são de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), surdez, deficiência visual e intelectual.

Foto: ACM

Colbert Filho destacou ainda que os equipamentos são um dos marcos da sua gestão. “Só em ter recuperado a autoestima das pessoas da nossa terra em ver este local totalmente transformado, que serviu de espaço de integração para uma geração inteira, me sinto muito feliz”, enfatizou.

Foto: ACM

O equipamento público leva o nome do pai do atual chefe do Executivo Municipal que também foi prefeito de Feira de Santana. “Colbert Martins foi uma pessoa que tinha deficiência. E por isso, eu quis deixar o nome dele vinculado a um legado. Mesmo sem andar, teve cabeça para comandar essa cidade de forma humanitária”.

Para o vice-prefeito Fernando de Fabinho, o Centro Integrado de Educação Inclusiva será porta aberta para as famílias interagirem e buscarem a educação para os seus filhos. ”

Foto: ACM

Feira hoje tem um dos maiores complexos de educação inclusiva da América Latina”, ressaltou.

Foto: ACM

O espaço possui com salas de atendimento psicológico, psicopedagógico, sala de música, sala de artes, brinquedoteca, sala sensorial, espaço para fonoaudiologia, salas para atendimento aos deficientes visuais e para digitação em braile, auditório, cozinha, vestiários e uma quadra poliesportiva para atividades que envolvam os estudantes com deficiência.

CONVIVÊNCIA HUMANA

Ao frisar a grandiosidade e a importância do local, a secretária de Educação Anaci Paim considerou o Centro Integrado um resgate da identidade cultural e histórica de Feira de Santana.

“Aqui se fez justiça com valorização histórica e da melhor forma possível atendendo deficientes que precisam da máxima atenção do Poder Público”.
Segundo Anaci Paim, o Centro Integrado trata-se de uma proposta pedagógica inédita que atende de forma multifacetada as necessidades de autistas e deficientes, por exemplo, para inserção mais adequada na sociedade. “Aqui uma pessoa com deficiência tem direito garantido à convivência humana”, pontuou.

A secretária de Educação destacou ainda que o espaço dispõe dos melhores e mais modernos equipamentos, além de materiais para ofertar o aprendizado e o atendimento especializado, como laboratórios sensoriais, conforme a Legislação Brasileira de Inclusão. “Aqui tem uma equipe competente para acompanhar e desenvolver a prática do bem”.

O ato também foi prestigiado por autoridades, parlamentares, secretários municipais e pelos ex-prefeitos José Ronaldo de Carvalho e José Raimundo de Azevedo.

As informações são da Secretaria Municipal de Comunicação Social (Secom)