Maria Bethânia é a mais nova imortal da Academia de Letras da Bahia

A sessão solene foi realizada em Salvador e teve acesso restrito para pessoas convidadas, familiares, amigos e autoridades

Foto: Uendel Galter / Agência A Tarde

A cantora Maria Bethânia foi empossada como imortal na Academia de Letras da Bahia (ALB), nesta quarta-feira (3), e passa ocupar a cadeira de número 18 da instituição. A sessão solene foi realizada no Palacete Góes Calmon, em Salvador, e teve acesso restrito para convidados, familiares, amigos e autoridades.

“Entro nesta Academia pelo trabalho que faço com a música e com a literatura. Com a palavra. Meu agradecimento em primeiro lugar aos autores poetas e escritores de modo geral. Eu sou uma cantora brasileira e sei como a música pode atingir o povo brasileiro”, disse Bethânia.

Ainda no discurso, a artista falou sobre sua família e se declarou para o irmão Caetano Veloso. “Fui criada em uma casa onde poesia e música eram naturais. Caetano sempre foi meu guia e mestre do meu barco”.

Maria Bethânia Vianna Telles Velloso foi eleita imortal da Academia de Letras da Bahia em 11 de outubro de 2022. A cerimônia de posse seria realizada em dezembro do ano passado, mas foi adiada em decorrência do aumento, à época, no número de casos de Covid-19.

A Academia de Letras da Bahia, a mais antiga do Brasil, a elegeu em reconhecimento à sua contribuição para a cultura brasileira.

“Maria Bethânia é uma grande estrela. Não só da música popular, mas da inteligência brasileira. Ela uma das grandes damas ilustres da Bahia. Aqui recebemos pessoas que demonstram excelência na sua área. Temos aqui não só escritores e poetas, mas juristas, jornalistas, filósofos, cientistas sociais. São pessoas que chegam a um reconhecimento muito grande do seu valor e são candidatos naturais da Academia de Letras da Bahia”, ressaltou Ordep Serra, presidente da Academia de Letras da Bahia.

Fonte: Muita Informação