Pessoas com suspeita de dengue não devem demorar para procurar unidade de saúde

Ao sentir algum desses sintomas, o paciente deve procurar, de forma imediata, as UPAs e Policlínicas Municipais

Foto: Reprodução

Pessoas com febre e, ao menos, mais dois sintomas compatíveis com dengue, a exemplo de dor de cabeça, no corpo ou nas articulações, são consideradas suspeitas da doença. A recomendação da Vigilância Epidemiológica (VIEP) é que ao notar os sinais, o morador procure a unidade de saúde mais próxima para receber orientações.

A enfermeira da VIEP, Maricelia Lima, destaca que a hidratação é o principal tratamento contra a arbovirose. “É importante que esse paciente aumente o consumo de líquidos claros. Uma pessoa adulta, com suspeita, deve beber, em média, de quatro a cinco litros de água por dia, mas essa ingestão também pode ser complementada por chás, sucos e soros de reidratação”, explicou.

Para a enfermeira, o maior risco é ter sinais de alarme e ficar em casa aguardando uma possível melhora. “O paciente que tem vômito persistente, dor intensa na barriga, desconforto respiratório, sangramentos, não vai melhorar ficando em casa, tende a complicar. Ele precisa de hidratação venosa, disponibilizada em UPAs [ Unidades de Pronto Atendimento] e policlínicas. Em hipótese nenhuma, deve ficar em casa, sem assistência, sofrendo”, frisou.

São considerados sinais de alarme dor na barriga intensa e contínua; vômitos persistentes, queda de pressão; sensação de desmaio, sonolência intensa; irritabilidade; aumento do fígado; sangramento de mucosas como boca, olhos e partes íntimas; sensação de sede intensa; mãos ou pés azulados; piora da doença que já existia. Ao sentir algum desses sintomas, o paciente deve procurar, de forma imediata, as UPAs e Policlínicas Municipais.

As informações são da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Feira