Sabiá, paraquedista conhecido mundialmente, saltará do Morro de São José neste final de semana

Foto: Divulgação

O mais famoso paraquedista brasileiro de todos os tempos fará sua estreia na pista de voo livre do Morro de São José, no povoado Pé de Serra, distrito de Maria Quitéria, neste final de semana. Luiz Henrique dos Santos, o Sabiá, como é mundialmente conhecido, é um dos participantes da 1ª etapa do Campeonato Baiano de Voo Livre, evento que conta com o apoio do Governo do prefeito Colbert Martins Filho e acontece neste sábado, 28, e domingo, 29.

Ele acumula mais de 14.000 mil saltos de mais de 300 tipos de aeronaves diferentes e coleciona títulos internacionais de para-quedismo. É também praticante de base-jumping, modalidade na qual o atleta salta de penhascos, prédios, antenas e até pontes. Sabiá também protagonizou durante anos o quadro Desafio do Faustão, do programa dominical Domingão do Faustão, da Rede Globo.

O atleta se mostrou empolgado em conhecer a pista feirense de voo livre. “Estou super empolgado. Sonho em voar em Feira de Santana. Estou numa expectativa enorme”, diz.

É a primeira vez que ele irá saltar no Morro de São José. Mas afirma que já voou de paraquedas na cidade. Desde a década de 80 faz saltos no Aeroporto João Durval Carneiro. Ressalta que não vem com o objetivo de competir. “Eu não sou competidor. Minha ‘vibe’ não é para ganhar. Estou indo mais pelo voo. Voar com a galera, amigos de muitos anos. A Bahia tem grandes voadores”.

Fama da rampa é fantástica, diz Sabiá

Foto: Divulgação

A rampa de voo livre do Morro de São José é elogiada por muitos atletas. Sabiá confirmou que a fama da rampa é muito propagada pelo Brasil. “Rampa fantástica. Perfeita para Cross Country. Hoje em dia tenho feito bastante voo dessa modalidade, então vou lá para conhecer. Espero que o vento colabore para fazermos altos voos”, diz.

Atleta é um baiano “nato”

Foto: Divulgação

Apesar de não ter nascido na Bahia, Sabiá se considera um baiano “nato”. Conhece o estado como poucos nativos do estado. Todo o litoral, o sertão e a Chapada Diamantina foram os locais já explorados por ele. “Conheço a Bahia mais que 99% dos baianos”, disse em tom de brincadeira.

“O tanto que eu conheço da Bahia, eu conheço do Brasil. Rodei de norte a sul. Inclusive já saltei do Elevador Lacerda e também do Cristo Redentor. São 34 anos nessa vida”, relata Sabiá ao lembrar seus feitos durante a carreira.

Evento vai reunir muitos atletas

Feira de Santana vai sediar neste sábado, 28, e domingo, 29, a 1ª etapa do Campeonato Baiano de Voo Livre, no Morro de São José, povoado Pé de Serra, distrito de Maria Quitéria. O evento deverá reunir cerca de 50 pilotos de todo o estado, que irão competir pelo ranking baiano. Também são esperadas as presenças de alguns pilotos de Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Alagoas, São Paulo e Rio de Janeiro.

A organização do campeonato é da Federação Baiana de Voo Livre e Associação Feirense de Voo Livre e conta com o apoio da Prefeitura de Feira de Santana. Neste ano, a Federação Baiana promoverá mais duas etapas, sendo a próxima em Santa Teresinha, nos dias 19 e 20 de outubro, e em Jacobina de 15 a 17 de novembro.

Entre os participantes inscritos na competição, quatro são mulheres. Três delas irão concorrer no parapente e a outra é piloto de asa delta, Karoline Oliveira, que é presidente da Associação Feirense de Voo Livre.

As informações são da Secretaria Municipal de Comunicação