Instrutor explica por que a dança faz bem à saúde física e emocional

Foto: Divulgação

A dança, sem exagero, pode ser considerada uma atividade física completa. E praticar atividades físicas através da dança pode ajudar a melhorar não somente a saúde do corpo, mas também a emocional. Quando uma pessoa se dedica a aprender uma coreografia, ela movimenta diferentes partes do corpo, cuidando do físico e também trabalhando questões emocionais. E tudo isso enquanto se diverte.

“Hoje existe uma enorme variedade de ritmos e tipos de dança. Algumas trabalham mais uma parte do corpo do que outras. Ainda assim, todas trazem algo em comum – são grandes aliadas da forma física e da saúde!”, explica Jader Santos, instrutor de dança na Rede Alpha Fitness.

Segundo Jader, dançar gasta calorias de uma forma alegre, descontraída e divertida. Por isso, quem dança muitas vezes acaba não percebendo o tempo passar em aulas que misturam exercícios aeróbicos e músicas animadas. Para a saúde física, a dança melhora a coordenação motora, o equilíbrio e a agilidade, trabalhando membros inferiores, tais como coxas, glúteos, pernas, abdômen; além dos braços.

Em relação à saúde emocional, a sensação de bem-estar durante a prática do exercício provoca a liberação de endorfina, que melhora o humor e a autoestima. “Em pouco tempo, as pessoas que fazem dança já saem diferentes, mais alegres e felizes”, afirma o instrutor de dança. São vários os tipos e estilos de dança (Zumba, FitDance, Ballet Fitness, entre outros) para praticar no dia a dia.