Prefeitura qualifica técnicos dos CRAS para atender público LGBTQ

Foto: Secom / PMFS

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedeso) está qualificando os técnicos dos Centros de Referência em Assistência Social para atendimento especializado ao público LGBTQ+. A iniciativa faz parte do Programa Qualifica Feira, promovido pelo Governo do prefeito Colbert Martins Filho visando, dentre outras ações, qualificar o funcionalismo público municipal e também desenvolver ações que resultem na promoção de mão-de-obra especializada através de cursos voltados para a comunidade de baixa renda.

O diretor do Departamento de Promoção da Igualdade Racial, Gênero e Juventude da Sedeso, Fábio Ribeiro, ressalta a importância da iniciativa visando combater a LGBTfobia. Também observa a necessidade de ser realizado atendimento a este público visando de forma a não constrangê-lo e nem mesmo expor sua orientação sexual.

Esta semana o treinamento foi realizado no CRAS Vivaldo França, no bairro Ponto Central, coordenado por Jaqueline Vieira. E até o final deste ano todos os 15 CRAS devem passar pela formação especializada.

Fábio Ribeiro destacou a necessidade dos técnicos dos CRAS sempre indagarem ao público LGBT como quer ser chamado? E orientou tratar a pessoa pelo nome social, colocando o nome de registro e ao lado o social. “E respeita o social para não constranger”, orientou.

Dentre outras questões levantadas, não expor a vida pessoal deste paciente e nem tão pouco querer mostrar intimidade com esta pessoa. “Perguntem a orientação social”, destacou.

As informações são da Secretaria Municipal de Comunicação