Hospital da Mulher assina convênio com UFRB para aprimorar atendimento

Com o objetivo de melhorar a assistência do Hospital Inácia Pinto dos Santos (Hospital da Mulher) á população, o Governo do prefeito Colbert Martins Filho, através da Fundação Hospitalar de Feira de Santana, autarquia da Prefeitura Municipal, assinou convênio com a Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB) para o programa de Reestruturação dos Hospitais Públicos. A parceria para orientação e assessoramento será firmada ainda este ano, com perspectivas para 2020-2021.

Pioneiro na gestão do projeto de pesquisa Lean Healthcare, o Hospital da Mulher de Feira de Santana visa aprimorar o atendimento, reduzir a superlotação e minimizar o tempo de espera, reduzindo custos e desperdícios, buscando através do programa de pesquisa maximizar o giro de leitos dentro do hospital.

De acordo com Cristiane Agra Pimentel, doutora em Engenharia de Materiais, docente do curso de Engenharia de Produção da UFRB, o projeto implantado em Feira de Santana servirá de formação para as alunas, que aplicarão em sala de aula toda experiência da prática adquirida em campo. “Para a universidade é uma forma de transformar vidas através do conhecimento acadêmico, pois expande fronteiras para alunos e professores efetuarem trabalhos que beneficiem a sociedade, além da aplicabilidade das teorias”, explicou.

A especialista ressaltou que muitos hospitais já aplicaram o Lean Healthcare, situados em diversos países. Ela citou como exemplo o caso do Virginia Mason Medical Center, nos Estados Unidos. “Era um hospital que passava por uma fase crítica financeira e o uso adaptado do Projeto foi a saída para que a unidade se reerguesse e revertesse a situação negativa na qual se encontrava”. 

Cristiane destacou ainda experiências da implantação do Lean Healthcare no Brasil, a exemplo do hospital São Camilo – Pompéia, em São Paulo, que após os estudos de pesquisa através do programa conseguiu redução do tempo de espera, aumento da produtividade, e economia em todos os setores. “Resultados como esses, fizeram com que o hospital adotasse o sistema de melhoria constante, disseminando a cultura Lean em todos os setores do hospital”, afirmou.

Segundo a presidente da Fundação Hospitalar, Gilberte Lucas, o Hospital da Mulher será pioneiro na implantação do Lean Healthcare no interior da Bahia. “O Hospital da Mulher foi escolhido por oferecer 100% dos serviços gratuitos, sendo 70% dos serviços mantidos com recursos próprios do município”, afirma a gestora. Ela diz ainda que a parceria é totalmente sem custos para a Fundação Hospitalar. “Muito em virtude da unidade ser referência no que tange a estruturação de convênios para estágios e projetos do ensino superior e técnico”, completa Gilberte.

As informações são da Secom.