Professora alega ter sido vítima de “fake news” após ter sua imagem ligada a grupo criminoso

Foto: Reprodução/WhatsApp

Após ter sua foto compartilhada nas redes sociais integrando a lista de suspeitos presos durante uma operação da Polícia Federal (PF) que desarticula fraudes bancárias, a professora da rede estadual, Erika Teles Cordeiro Mineiro, 43, procurou a delegacia para denunciar o ocorrido. A imagem da docente está circulando na internet com outro nome. Ela disse que foi vítima de “fake news”, um termo de origem inglesa que caracteriza a divulgação de notícias falsas.

Em entrevista ao site Acorda Cidade, Erika contou que ficou assustada quando viu sua foto vinculada ao grupo de criminosos e pediu que as pessoas parassem de disseminar o conteúdo. “Eu sou uma pessoa pública na cidade, trabalho no Colégio Assis Chateaubriand e na Secretaria Municipal de Meio Ambiente. De repente vi minha imagem sendo compartilhada relacionada a algo negativo. Gostaria que as pessoas não publicassem, não repassassem nos grupos”.

A professora também disse que pretende abrir uma ação judicial para detectar o responsável pela “montagem” e que vai registrar queixa na PF. Intitulada de Assepticus, a operação da PF em questão já cumpriu cerca de oito mandados de prisão preventiva e 29 mandados de busca na Bahia.