Novo modelo de iluminação pública de Feira de Santana deverá ser implantado a partir do próximo semestre

Foto: Secom

Até meados deste ano, a Prefeitura Municipal dará início a implantação do novo modelo de iluminação pública do município. À base de lâmpadas e luminárias tipo Led, o novo sistema é uma parceria firmada entre do Ministério do Desenvolvimento Regional, Caixa Econômica Federal e a iniciativa privada, com licitação aberta para grupos multinacionais.

O objetivo da PPP é modernizar os mais de 60 mil pontos do parque de iluminação pública do município, adequando-os às normas técnicas vigentes, proporcionando melhoria na segurança pública e qualidade de vida da população, modernização da iluminação e redução das emissões dos gases de efeito estufa; redução do consumo de energia em 53%; aumento da eficiência operacional; monitoramento remoto nas principais vias, e valorização do patrimônio histórico e cultural.

Esta nova modelagem foi apresentada ao prefeito Colbert Martins da Silva Filho por técnicos da Caixa Econômica Federal, na manhã desta quarta-feira,15, na superintendência do banco estatal, na avenida Getúlio Vargas. O projeto não terá nenhum custo para o Governo Municipal, sendo que o contrato com a empresa concessionária terá duração de 13 anos, podendo ser prorrogável por um novo período.

Participaram da reunião os secretários Justiniano França (Serviços Públicos), Ozeny Moraes (Gestão e Convênios), Denilton Brito (Governo), Sebastião Cunha (Administração) e Carlos Brito (Planejamento), que adiantou que inicialmente o projeto priorizará os bairros considerados violentos, monumentos públicos, praças e igrejas.

As informações são da Secom