5 dicas de como evitar o congestionamento no trânsito de Feira de Santana

Foto: Matheus Maia

O grande fluxo de veículos nas médias e grandes cidades acabam ocasionando o temido congestionamento no trânsito. Ficar horas preso no tráfego impacta diretamente nos planos que fizemos para o dia, seja na chegada pontual em algum compromisso ou na ida e volta do trabalho.
Pensando em te ajudar a evitar gastar seu tempo com o trânsito lento, separamos 5 dicas do que você pode fazer para evitar o congestionamento no trânsito.

Selecionamos cinco estratégias para serem adotadas a fim de fugir do trânsito caótico e dos engarrafamentos. Vamos conferir?

Dica 1# Pesquise por atalhos na internet

Faça da internet uma aliada para fugir do congestionamento no trânsito. Ferramentas de busca como os sites Google Maps e Apontador conseguem indicar quase em tempo real quais pontos no seu trajeto estão com algum problema e quais caminhos alternativos você pode seguir. Esses recursos são de grande ajuda para prever com precisão quanto tempo leva para chegar até o seu destino final. Assim como, pequenos acidentes e trechos lentos no percurso.

Dica 2# Ande no contrafluxo

Pode parecer loucura, mas planejar o seu trajeto seguindo o sentido contrário ao maior fluxo de carros será vantajoso. Opte por caminhos alternativos que não tenham grande movimentação de veículos. Mesmo que isso aumente a distância, essa dica, com certeza, ajudará você a fugir do congestionamento no trânsito.

Dica 3# Use transportes coletivos

Usar transportes coletivos, muitas vezes, pode passar a impressão de que ficará preso no trânsito. No entanto, se grande parte das pessoas que ficam presas no trânsito diariamente utilizassem meios de transportes públicos, os engarrafamentos serão reduzidos pela metade. Utilizar meios de transporte como, por exemplo, metrô, trem e ônibus, além de contribuir para a melhoria da mobilidade urbana, você ainda ajudará a minimizar os danos ambientais causados pelo uso excessivo de veículos.

Dica 4# Combine transportes coletivos com transportes ativos

Transportes ativos como, por exemplo, caminhar, pedalar, correr, patinar, entre outros, são uma excelente forma de evitar o congestionamento no trânsito. Caso o seu destino seja muito longo do ponto de partida, vale a pena combinar o uso dos veículos públicos com transportes ativos.
Algumas cidades já oferecem ônibus pensados nessa “união”, eles contam com porta-bicicletas na parte da frente ou em paradas principais. Outras ainda contam com trens projetos para armazenar bikes durante o percurso.
As possibilidades para essa dica são infinitas. Pesquise e se informe quais são as opções disponíveis para combinar transportes ativos com transportes públicos em sua região.

Dica 5# Utilize retornos, rotatórias e cruzamentos

Faça um planejamento antecipado do seu trajeto!
Utilizar retornos, rotatórias e cruzamentos, possibilita a sua entrada em vias expressas ou saída de vias rápidas. Mesclar o seu trajeto com retornos, por exemplo, contribuirá para que você evite o congestionamento no trânsito, fazendo com que o tráfego seja fluido. Essa não foi a nossa última dica sem algum motivo. Trouxemos um exemplo de retorno criado na cidade de Feira de Santana com o objetivo de facilitar a mobilidade da cidade e evitar engarrafamentos. 
As obras do retorno foram de responsabilidade da Prefeitura Municipal de Feira de Santana, através da Superintendência Municipal de Trânsito e em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano. O retorno realizado embaixo do viaduto da João Durval, nas proximidades da Igreja Universal, foi aberto na via para para facilitar a fluidez e melhorar os conflitos de trânsito da região.
Uma vez que os condutores que necessitam retornar sentido ao bairro caseb e adjacências, não precisarão mais utilizar o viaduto para isso desafogando o tráfego.  Por isso, use transportes de massa, bicicletas, faça caminhadas ou utilize os retornos existentes no seu trajeto. Usar essas dicas e algumas boas técnicas de direção irão te ajudar a evitar contratempos caóticos no seu percurso.

As informações são da Prefeitura Municipal de Feira de Santana