Idosos devem comparecer para tomar segunda dose no prazo recomendado

Essa ausência prejudica a imunização, atrasa a vacinação de outros interessados e gera aglomerações nas Unidades Básicas de Saúde.

Foto: Secom

Nesta segunda-feira, 24, 2 mil pessoas receberam a segunda dose contra a Covid-19 em Feira de Santana. No entanto, cerca de 11 mil não compareceram para realizar a segunda dose dentro do prazo recomendado, o que representa 20% do percentual de vacinados em primeira dose.

Essa ausência prejudica a imunização, atrasa a vacinação de outros interessados e gera aglomerações nas Unidades Básicas de Saúde.

O secretário municipal de Saúde, Marcelo Britto, faz um alerta e pede que as pessoas compareçam para tomar a segunda dose. Segundo ele, o grupo de idosos é o que mais deixa de tomar a vacina completa.

“Quem toma a primeira dose não completa o ciclo vacinal, não está plenamente imunizado. Só a partir da segunda dose que há a cobertura completa da vacina. Os profissionais de saúde possuem essa consciência e completam as duas aplicações, mas o grupo de prioridades está deixando de tomar, o que é muito perigoso”.

Ele acrescenta que se o cidadão não comparecer na data marcada, pode receber a segunda dose da vacina outro dia, mas não pode deixar de tomar.

APLICAÇÃO DA VACINA

Idosos a partir de 60 anos podem ser imunizados de segunda a sexta-feira nas Unidades Básicas de Saúde e às terças e quintas em outras 21 Unidades de Saúde da Família (USFs). Eles devem apresentar RG, CPF e comprovante de residência.

A segunda dose para os trabalhadores de saúde está sendo aplicada na UBS do CSU (Centro Social Urbano), bairro Cidade Nova. Para ser vacinado é necessário comprovar o vínculo de trabalho em uma instituição de saúde.

Os autônomos devem levar uma autodeclaração que comprovem sua atuação na área. Além disso, documentos como identidade original com foto, CPF e comprovante de residência também são essenciais. São considerados trabalhadores da saúde aquelas pessoas que atuam em clínicas, consultórios e entre outros locais que oferecem serviços de saúde.

As informações são da Secom.