Manifestantes desocupam prefeitura e greve dos professores da rede municipal continua

A decisão de desocupar o Paço Municipal foi em comum acordo para liberar Rafael Moreira, assessor do vereador Jhonatas Monteiro

Os últimos manifestantes que ocupavam o prédio da Prefeitura de Feira de Santana, formado por professores da rede municipal de Educação e a diretora da APLB, Marlede Oliveira, deixaram o local, após liminar da Justiça, na tarde desta sexta-feira (1º).

De acordo com Marlede, a decisão de desocupar o Paço Municipal foi em comum acordo para liberar Rafael Moreira, assessor do vereador Jhonatas Monteiro (Psol), que estava impedido de sair do local, após agressões envolvendo guardas municipais. Ele foi conduzido à delegacia escoltado pela Guarda Municipal, para registro de ocorrência policial.

“Disseram que só iriam liberar ele, quando a gente saísse. Então por isso que nós estamos de saída, porque não vamos admitir que o companheiro que estava junto com a gente aí na luta pudesse ficar mais, e agora está indo para delegacia, foi preso aí pela Guarda Municipal”, disse Marlede.

No início da tarde, o juiz Nunisvaldo dos Santos, da 2ª Vara da Fazenda Pública, determinou, através de liminar, a desocupação imediata do Paço Municipal e também o desbloqueio da via pública nas imediações da prefeitura a fim de permitir a livre circulação de veículos e pessoas. A liminar arbitrou também a multa no valor de R$ 5 mil por hora em caso de descumprimento da decisão. No documento, o juiz Nunisvaldo dos Santos também autoriza “o uso de força policial”.

Uma nova assembleia será realizada na próxima segunda-feira (4) com a secretária municipal de Educação, professora Anaci Bispo Paim. Segundo Marlede, a greve continua. “Iremos continuar lutando por nossos direitos e o prefeito é um homem sem diálogo”, afirmou.