Estudante de Direito que publicou comentários racistas em rede social é expulsa de faculdade em Feira de Santana

Publicação no Twitter foi interpretada como uma mensagem racista e de preconceito contra a condição de pobreza

Foto: Divulgação/UNIFAN

Um caso de racismo denunciado pelas redes sociais viralizou na terça-feira (20), em Feira de Santana. Uma estudante do 7º semestre do curso de Direito do Centro Universitário Nobre (UNIFAN) teria publicado no Twitter no dia 14 de setembro deste ano: “odeio lula pq ele inventou o fies e colocou um monte de desgraça na minha faculdade”. Um outro aluno, teria respondido “kkkkkk um monte ** *****”.  A publicação foi interpretada como uma mensagem racista. O uso dos asteriscos é uma forma bastante utilizada na internet para falar o que pensa sem deixar tão claro.

Foto: Reprodução/Redes sociais

Após a repercussão, os perfis foram apagados das redes sociais. Alunos da instituição ficaram revoltados e pediram a expulsão dos envolvidos. No final da tarde de terça-feira (20), um grupo de estudantes realizou um protesto na frente da faculdade. Com cartazes, eles gritavam: “racistas não passarão”.

A UNIFAN publicou a seguinte nota: “O Centro Universitário Nobre vem, por meio desta, informar que repudia toda forma de preconceito e violência contra o próximo, sendo que, nesta terça-feira, tomou conhecimento de postagens realizadas por um de nossos discentes, em sua rede social, que não condizem com os valores e políticas de nossa Instituição. Deste modo, esclarecemos que o caso será apurado para que sejam tomadas as medidas administrativas e legais cabíveis”.

Na noite de terça, a UNIFAN anunciou a expulsão da estudante. A OAB-Feira emitiu uma nota de repúdio. “A gente teve conhecimento hoje pela manhã [terça-feira, 20/09] dos fatos e o conselho se reuniu e já foi tomada a devida providência e a aluna não faz parte mais da instituição”, disse o pró-reitor acadêmico Gustavo Checcucci.