Idosa morre após aguardar mais de 3h por ambulância do Samu; veículo quebrou ao dar a partida na Policlínica do Parque Ipê

Filha acusa o Samu de negligência e diz que entrará na justiça

Foto: Arquivo Pessoal

A idosa Ivonete Santos Nascimento, de 66 anos, morreu na tarde de terça-feira (27), após passar mal e não conseguir ser transferida por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), da policlínica do bairro Parque Ipê para o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), em Feira de Santana. A unidade quebrou assim que o motorista tentou dar a partida.

Segundo a filha, Lorena Santos Nascimento, a mãe passou mal em casa e foi socorrida para a policlínica. Após ser atendida, o médico informou que a idosa estava tendo um infarto e que precisava ser transferida urgente para o HGCA em uma ambulância do Samu com UTI Móvel, mas, de acordo com Lorena, a unidade demorou mais de 3h para chegar e ainda quebrou. O Samu enviou outra unidade, mas sem UTI.

Internada em estado grave, em decorrência de um infarto agudo do miocárdio, Ivonete sofreu paradas cardíacas e morreu na policlínica do bairro Parque Ipê.

Lorena acusa o Samu de negligência e diz que entrará na justiça. O Samu informou que as ambulâncias são revisadas periodicamente, e que a UTI Móvel que apresentou problema é um veículo ano 2017, com cinco anos de uso. O órgão disse ainda que irá apurar a causa do problema mecânico do veículo.