Ministério da Saúde entrega 5 ambulâncias 0km do Samu a Feira de Santana

Colbert informou que solicitará do Ministério da Saúde a autorização para recuperar as ambulâncias antigas e continuar trabalhando com elas, como ambulâncias básicas.

Fotos: Izinaldo Barreto

A frota do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) passa a contar com cinco ambulâncias 0km, que foram entregues nesta quinta-feira (19), pelo Ministério da Saúde e irão substituir veículos antigos que possuem mais tempo de fabricação e quilometragem.

Os novos equipamentos são de suporte básico, contendo medicamentos, rede de oxigênio, colares cervicais, cilindro de O2, prancha longa de madeira para imobilização da coluna, talas de imobilização de fraturas e ressuscitador manual adulto e infantil.

Com a chegada dos novos veículos, o prefeito Colbert Martins Filho informou que solicitará do Ministério da Saúde a autorização para recuperar as ambulâncias antigas e continuar trabalhando com elas, como ambulâncias básicas.

“Temos veículos de 2015, com mais de um milhão de quilômetros rodados. Essa renovação é importante para reequipar o SAMU que tem uma atuação importante no nosso município, contribuindo para salvar muitas vidas, mas temos veículos em boas condições que podem ser recuperados e continuar prestando serviço à população”, destaca.
Em Feira de Santana, são oito ambulâncias de suporte básico e duas de suporte avançado, além de uma moto, atuando no órgão. De acordo com a coordenadora do SAMU, Maiza Macedo, a nova frota tornará o atendimento à população mais ágil.

“Teremos uma melhoria significativa, por se tratar de automóveis novos, com equipamento interno mais moderno, levando mais qualidade à população”.
As ambulâncias serão emplacadas e, logo após, incorporadas à frota do SAMU. A população pode acionar o serviço ligando para o 192, que funciona ininterruptamente.

As informações são da Secretaria Municipal de Comunicação Social (Secom)