Feira possui 104 salas de vacina; confira onde se imunizar

Para ser imunizado, é necessário apresentar documento de identidade, cartão SUS e caderneta de vacina. Entretanto, a aplicação em crianças é feita somente com a presença dos pais ou responsável legal.

Foto: Izinaldo Barreto

Feira de Santana dispõe de 104 salas de vacina localizadas na zona urbana e rural, com funcionamento de segunda a sexta-feira. Nelas estão disponíveis vários imunizantes, a exemplo os que protegem contra a tuberculose, hepatite, tétano, difteria, meningite, febre amarela, sarampo, rubéola, caxumba, catapora, poliomielite, gripe, HPV, pneumonia, coqueluche e a Covid-19.

Para ser imunizado, é necessário apresentar documento de identidade, cartão SUS e caderneta de vacina. Entretanto, a aplicação em crianças é feita somente com a presença dos pais ou responsável legal.

É válido destacar que a vacinação para o público infantil é feita conforme a faixa etária. Em caso de dúvidas sobre qual imunizante a criança precisa tomar, a recomendação é que os responsáveis procurem a unidade de saúde em que a família está referenciada ou o agente comunitário de saúde do local para obter os esclarecimentos.

BCG
A vacina BCG, que protege contra tuberculose, é destinada a crianças na faixa etária de 0 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias. O imunizante é aplicado somente nas Unidades Básicas de Saúde da Baraúnas, Cassa, Caseb I e II, CSU, Dispensário Santana, Irmã Dulce, Jardim Cruzeiro, Mangabeira, Serraria Brasil e Subaé.

Rotina
Com exceção da BCG, a imunização com as demais vacinas de rotina, a exemplo das que protegem contra hepatite, tétano, difteria, febre amarela, sarampo, rubéola, HPV, caxumba e varicela pode ser feita em qualquer Unidade Básica de Saúde ou da Família.

Meningite
A intensificação da aplicação das doses, por meio de campanha, segue até o final do mês de fevereiro. Dessa forma, a vacina está disponível em todas as unidades de saúde para pessoas entre 1 e 19 anos de idade, além de trabalhadores da saúde que estejam em exercício mediante comprovação de vínculo.

Covid
A aplicação da primeira dose contra a Covid-19 está suspensa para crianças de seis meses até 11 anos por falta de imunizantes, porém o esquema vacinal de segunda dose pode ser feito para crianças de 3 a 4 anos que utilizam a Coronavac. Para os maiores de 18 anos, a aplicação da vacina pode ser feita em qualquer Unidade Básica de Saúde ou de Saúde da Família.

As informações são da Secom