Estudo aponta que praticar uma atividade física pode combater a depressão

Foi feita uma investigação para saber se aqueles que sofriam com a enfermidade eram menos ativos.

Luiz Evandro, Diretor Técnico da Rede Alpha | Foto: Divulgação

Segundo um estudo do Hospital Geral de Massachusetts (MGH), nos Estados Unidos, baseado nos dados genéticos de pessoas que têm tendência a sofrerem com a depressão, foi comprovado que a prática de alguma modalidade esportiva ajuda no combate à doença. Foi feita uma investigação para saber se aqueles que sofriam com a enfermidade eram menos ativos.

“Fazer uma atividade física protege o indivíduo contra o desenvolvimento da depressão, traz mais disposição e bom humor. E aqueles que afirmam não ter tempo para exercícios, já podem parar de usar essa desculpa, uma vez que elevar os batimentos cardíacos de 15 minutos a uma hora já é o suficiente”, explica Luiz Evandro, Diretor Técnico da Rede Alpha.

Foram comparados dados genéticos, para que as análises fossem realizadas, daqueles que diziam praticar esportes e dos que usavam ferramentas para monitorar a qualidade dos exercícios físicos, com um grupo de indivíduos que já tinha sido diagnosticado com depressão.

Aqueles que utilizavam aparelhos para medir a qualidade dos exercícios (e praticavam esporte) tinham menos sintomas da doença. “O desafio é se encorajar a praticar atividades físicas diariamente. Faz bem para a vida como um todo, não apenas para os sintomas da depressão”, complementa Luiz Evandro.