Justiça decreta prisão preventiva do ex-vereador e sargento da reserva Josafá Ramos durante operação da PF contra atos antidemocráticos

O objetivo da operação é identificar pessoas que participaram, financiaram, omitiram-se ou fomentaram os fatos ocorridos em 8 de janeiro deste ano, em Brasília

Foto: Danillo Freitas

A Polícia Federal deflagra, na manhã desta sexta-feira (17), a oitava fase da Operação Lesa Pátria, com o objetivo de identificar pessoas que participaram, financiaram, omitiram-se ou fomentaram os fatos ocorridos em 8 de janeiro deste ano, em Brasília/DF, quando o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal foram invadidos por indivíduos que promoveram violência e dano generalizado contra os imóveis, móveis e objetos daquelas instituições.

Policiais federais cumprem 46 mandados de busca e apreensão e 32 mandados de prisão preventiva nos estados da Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Paraná, Rondônia, Rio Grande do Sul, São Paulo e no Distrito Federal.

Foto: Divulgação/PF

Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.

Feira de Santana – Policiais federais conduziram à delegacia da PF o ex-vereador e sargento da reserva da Polícia Militar Josafá Ramos. O bolsonarista prestou esclarecimentos sobre sua suposta participação nos atos antidemocráticos.

À epoca, Josafá publicou vídeos nas redes sociais como se estivesse filmando a invasão à sede dos Três Poderes. Após a repercussão do conteúdo, o bolsonarista negou que teria participado do ato antidemocrático, pois se encontrava em Feira de Santana. O advogado Hércules Oliveira garantiu que o seu cliente não estava em Brasília no dia da invasão.

O Superior Tribunal Federal (STF) decretou a prisão de Josafá Ramos. “Teve a decretação da prisão preventiva e agora ele vai ser encaminhado para o Batalhão de Choque. Ele está tranquilo e está tudo no comando de Deus”, informou o advogado.

Caso tenha informações sobre a identificação de pessoas que participaram, financiaram ou fomentaram os fatos ocorridos em 8 de janeiro, em Brasília/DF, a PF solicita que as encaminhe para o e-mail denuncia8janeiro@pf.gov.br.