Segunda morte por dengue neste ano é confirmada em Feira de Santana

SMS também investiga outro caso suspeito relacionado à morte de uma mulher de 20 anos

Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) concluiu a investigação de uma morte causada por dengue grave. Trata-se de um homem de 36 anos, que teve o caso confirmado após a Vigilância Epidemiológica ter os resultados positivos das amostras do exame laboratorial Dengue NS1 e sorologia IgM que foram analisados pelo Lacen.

Esta é a segunda morte causada por dengue neste ano. Em 27 de fevereiro, um adolescente de 14 anos faleceu devido a complicações graves.

A SMS também investiga outro caso suspeito relacionado à morte de uma mulher de 20 anos. Foram coletadas amostras para exames de meningite, Covid-19 e arboviroses (dengue, chikungunya e zika vírus) e encaminhadas ao LACEN (Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia) para análise. O resultado é aguardado.

A equipe da Vigilância Epidemiológica realizou uma busca ativa na região onde essas pessoas residiam. O trabalho de eliminação de criadouros do mosquito Aedes Aegypti está sendo intensificado na localidade.

Somente neste ano, 558 casos de dengue foram confirmados, destes, seis foram classificados como graves e 91 como sinais de alarme.

A Secretaria de Saúde retomou o Comitê de Enfrentamento às Arboviroses para alinhar estratégias de combate e prevenção. Além das capacitações com os profissionais de saúde para a assistência e manejo clínico dos casos.

A recomendação da Vigilância Epidemiológica é que ao notar os sinais, procure a unidade de saúde mais próxima para receber orientações e fazer o exame. Em casos graves, o paciente deve procurar, de forma imediata, as UPAs e Policlínicas Municipais.

O exame para diagnóstico de arboviroses também está disponível no Ambulatório Municipal de Infectologia, localizado na Rua Professor Fernando São Paulo, nº 911, bairro São João. Para ter acesso, o paciente deve apresentar guia de solicitação, documento de identidade e cartão SUS.

As informações são da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Feira