Bando Anunciador retorna após 3 anos suspenso e colore o centro de Feira de Santana

Festa é a parte profana que antecede as comemorações à Senhora Sant'Ana, padroeira da cidade

Foto: Blog do Velame

Ruas, praças e avenidas do centro de Feira de Santana voltaram a receber o colorido das fantasias do Bando Anunciador na manhã deste domingo (9). A alegria e irreverência do evento – que não acontecia há 3 anos – tomaram conta do cortejo e envolveram crianças, jovens, adultos e idosos, que deram um show de criatividade no desfile ao som de marchinhas.

A festa é a parte profana que antecede as comemorações ao dia de Senhora Santana, padroeira da cidade, comemorado no 26 de julho. A última edição do evento foi realizada no ano de 2019, antes da pandemia da Covid, ficando suspenso nos anos de 2020, 2021 e 2022.

Foto: Léo Rodrigues/Desperta Cidade

A concentração ocorreu no Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), próxima à Praça da Matriz. O desfile saiu por volta das 7h, seguindo pela rua Conselheiro Franco, praça Froes da Mota, entrando na rua Santos Dumont, próximo à Ladeira do Najé e voltando pela avenida Senhor dos Passos até a praça Bernardino Bahia (Praça do Lambe-lambe), local de encerramento. Porém, os foliões retornaram para o Cuca, onde alguns permaneceram até o início da tarde.

Pela primeira vez na festa, a publicitária Jamille Campos ficou encantada com a alegria e a criatividade dos foliões. “Eu amei, achei maravilhoso. É o meu primeiro ano e pretendo voltar novamente. Achei que ficou um bando separado do outro, mas é bom que quando você pensa que acabou, começa de novo”.

Foto: Léo Rodrigues/Desperta Cidade

Gueu Ramos não perde nenhuma edição desde que foi pela primeira vez. Este ano, ele e o namorado foram fantasiados. “É uma tradição, eu venho todos os anos aqui. É a minha quarta vez. Eu tava morrendo de saudade de brincar e se divertir nessa festa maravilhosa.”


Para garantir a segurança dos participantes, a Prefeitura de Feira de Santana publicou um decreto com algumas medidas quanto à comercialização de bebidas alcoólicas, alimentos e objetos no circuito da festa. Porém, alguns comerciantes desobedeceram a determinação do governo municipal. A reportagem do Desperta Cidade observou que dentro da festa havia circulação de pranchão, churrasqueiras, churrasquinho no espeto e bebidas em garrafas, inclusive quebradas no chão.

LEIA TAMBÉM: Três pessoas são baleadas após passagem do Bando Anunciador no centro de Feira de Santana

Foto: Léo Rodrigues/Desperta Cidade
Foto: Léo Rodrigues/Desperta Cidade
Foto: Léo Rodrigues/Desperta Cidade
Foto: Léo Rodrigues/Desperta Cidade
Foto: Léo Rodrigues/Desperta Cidade