Sesab participa do IV Congresso Internacional de Desastres em Massa, em Feira de Santana

Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) será palco de uma simulação realística de acidente em massa

Foto: Divulgação/Sesab

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) é uma das instituições que participam do IV Congresso Internacional de Desastres em Massa (Cidem), que está sendo realizado na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) desde a última quarta-feira (23) e vai até este sábado (26), reunindo profissionais da saúde, peritos nacionais e internacionais, psicólogos, médicos, enfermeiros, biomédicos, engenheiros, assistentes sociais, fisioterapeutas, farmacêuticos, biólogos, nutricionistas, químicos, entre outros, e membros das equipes de resgate e forças de segurança federal e estadual.

A abertura oficial do evento, na noite de quinta-feira (24), contou com a presença do subsecretário da Saúde, Paulo Barbosa, que fez parte da mesa de autoridades, da superintendente de Vigilância e Proteção da Saúde (Suvisa/Sesab), Rívia Barros, e de outros profissionais da Sesab.

“Nós aprendemos que situações complexas requerem que, primeiro, que sejamos organizados na sistematização das condutas e, depois, que nós façamos muito treinamento diante daquela circunstância para que a gente possa enfrentá-la com menor chance de erro”, afirmou o subsecretário. “Eu faço votos de que esse evento se repita pelos anos seguintes porque tenho certeza que muito ele faz pela capacitação de todas as pessoas que estão aqui, mas, sobretudo, muito se está fazendo pela sociedade baiana”, complementou.

Uma equipe de 22 profissionais do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs), da Diretoria de Vigilância Sanitária e Saúde Ambiental (Divisa), da Diretoria de Vigilância e Atenção à Saúde do Trabalhador (Divast), da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep), do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) e da Suvisa, além de três motoristas, estão participando do Cidem, capacitando-se para garantir um melhor atendimento à população.

Durante o Cidem, profissionais da Vigilância de Populações Expostas aos Riscos Associados aos Desastres (Vigidesastres/Cievs) realizaram uma palestra apresentando o Cievs e suas ações no contexto de preparação e resposta nos desastres. A Vigidesastres desenvolve estratégias para a atuação nas emergências em saúde pública por desastres, visando reduzir o risco da exposição da população e dos profissionais de saúde, reduzir doenças e agravos decorrentes desses eventos, bem como os danos à infraestrutura de saúde.

Simulação
Neste sábado (26), a partir das 10h, pela segunda vez em edições do Cidem, o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), em Feira, será palco de uma simulação realística de acidente em massa envolvendo produtos químicos e, este ano, também atendendo múltiplas vítimas de inundações por conta de uma explosão de barragem. A ação será realizada no estacionamento da emergência, onde aproximadamente 100 funcionários da equipe multiprofissional de assistência e de apoio estão devidamente preparados para receber cerca de 40 vítimas fictícias que chegarão à unidade em busca de atendimento de extrema urgência.