Prefeito Tarcísio envia projeto de lei que reconhece wheeling como esporte em São Gonçalo dos Campos

A prática consiste na realização de manobras radicais com o uso de motocicletas.

Foto: Reprodução

O prefeito de São Gonçalo dos Campos, Tarcísio Pedreira, enviou nesta segunda-feira (2) um projeto de lei para a Câmara Municipal, que tem o objetivo de reconhecer o wheeling, popularmente conhecido como “grau” como prática esportiva. Várias cidades a exemplo de Araçatuba (SP), Birigui (SP), o Estado de Sergipe, o Acre, já reconhecem o “grau” como um esporte. A prática consiste na realização de manobras radicais com o uso de motocicletas.

De acordo com o PL Nº 011/2023, a proposta em questão não visa autorizar a prática do wheeling em vias públicas, uma conduta que permanece ilegal, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro. Para o prefeito, o intuito é promover aos praticantes da atividade, os meios necessários para desfrutarem de momentos para exercitarem aquilo que gostam. “Havendo uma lei, os praticantes do “grau” terão amparo, um espaço adequado, segurança, saúde e fiscalização, para que possam treinar, competir. Enquanto eu for prefeito, essa cidade será de todas as pessoas”, pontuou.

Ao que tudo indica, o projeto de lei deverá ser encaminhado para a Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final na próxima terça-feira (10), e após receber o parecer ele irá para a ordem do dia. Para o vereador Ellon Maldine, que faz parte dessa Comissão, a regulamentação de um esporte irá trazer benefícios para os jovens sangonçalenses. “Infelizmente esse esporte é mal visto por alguns justamente por não ter regulamentação. Precisamos quebrar esse tabu e pensarmos cada vez mais nos jovens dessa cidade, ofertando o melhor para que eles não se percam”, destacou.

No documento enviado, constam vários artigos que definem como a atividade poderá ocorrer, a exemplo da necessidade de utilização de espaços apropriados e previamente licenciados para a competição, uso de equipamentos obrigatórios de segurança, veto à participação de menores de idade, proibição de consumo de bebida alcoólica por participantes inscritos durante as atividades, criação de comissão fiscalizadora, dentre outros.

Para Tarcísio, a prática além de reconhecer a modalidade que é bastante praticada na cidade, vai ajudar a fomentar o turismo local. “Existem inúmeros praticantes em todo país que buscam espaços apropriados para a prática e se depender de nós, São Gonçalo dos Campos será uma dessas cidades”, disse.

As informações são da Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Gonçalo dos Campos