Madre de Deus recebe competições de skate e corrida de rua neste final de semana

A última etapa do Circuito Baiano de Skate 2023 e a 1ª Corrida Ouro Negro vão reunir cerca de 700 atletas ao todo no município, com o apoio da Sudesb.

Foto: Divulgação

Na Região Metropolitana de Salvador (RMS), a cidade de Madre de Deus, a 64 quilômetros de distância da capital baiana, será a casa do esporte baiano para duas modalidades neste final de semana. A última etapa do Circuito Baiano de Skate 2023 e a 1ª Corrida Ouro Negro vão reunir cerca de 700 atletas ao todo no município, com o apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

Cerca de 70 competidores disputam sete categorias da modalidade street – três femininas (mirim, iniciante e amador) e quatro masculinas (mirim, iniciante, amador e master), nestes sábado (16) e domingo (17), na Pista de Skate de Madre de Deus. Sábado (16), após os treinos livres e credenciamento a partir das 7h, as eliminatórias das categorias femininas, masculino mirim e masculino iniciante acontecem em seguida, por volta das 8h20, enquanto as finais estão marcadas para a partir das 13h20. O domingo é o dia dos treinos livres, das eliminatórias e das finais das categorias masculino master e amador a partir, respectivamente, das 7h, 9h20 e 13h30.

Na variação olímpica, que estará presente nas Olimpíadas de Paris em 2024, alguns atletas que disputaram o Campeonato Brasileiro de Skate Street 2023 com apoio da Sudesb na semana passada irão disputar os últimos títulos do ano. A autarquia estadual também concedeu um ônibus para o deslocamento dos atletas de Salvador e Simões Filho para a cidade-sede desta etapa.

O coordenador-geral do Circuito Baiano, Ernesto Belote, comenta que o balanço do circuito foi muito positivo com três etapas anteriroes, das quais duas tiveram o apoio da Sudesb à Federação Baiana de Skateboard do Estado da Bahia (Feseb), agradecendo a relevância para realização da competição. “Movimentamos a cena e apresentamos aos atletas competições de altíssimo nível. Para 2024, temos a certeza que o cenário será melhor ainda”, pontua.

Corrida
Ainda em Madre de Deus, mais de 600 atletas disputam a 1ª Corrida Ouro Negro neste domingo (17), com a largada às 7h em frente à Câmara de Vereadores na orla da cidade, também local da chegada. As categorias geral, militar e PCD serão divididas nos naipes masculinos e feminino; nos percursos de 5 km e 10 km; e por faixa etária (18 a 29 anos, 30 a 39 anos, 40 a 49 anos, 50 a 59 anos, 60 a 69 anos e 70 anos acima).

O coordenador da prova, Vagner Alves, destaca que essa será a primeira prova oficial de corrida de rua da cidade de Madre de Deus. “Este será o primeiro ano dessa corrida. Será um grande desafio, mas, com toda experiência que temos em organizar eventos nessa magnitude e pelo grande apoio que foi dado pela Sudesb e pela Prefeitura de Madre de Deus, essa corrida tem tudo para entrar para a história.”